Conheça os detalhes do Residencial Sênior Retiro Suíço
Informações
Por que pensar em residência para terceira idade?
Até recentemente considerava-se que boa velhice era residir com os filhos. Acontece que as implicações sociais, estruturais e econômicas de uma sociedade cada vez mais sênior, aliado ao aumento da expectativa de vida, estão forçando a quebra de paradigmas. Em primeiro lugar o da moradia na terceira idade. Ocorreu uma mudança cultural. As pessoas permanecem ativas por mais tempo. No contexto cada vez mais urbano e corrido dos dias atuais, os idosos querem independência da família, e não ser considerados peso no contexto familiar. Será que este é o seu caso?
Junto com seus familiares, cujo apoio é fundamental, venha conhecer o Retiro Suiço, que proporciona a cada morador um espaço particular, personalizado, onde possa sentir-se em casa. Marque sua visita pelo telefone 11-4038 7033.
O que o Retiro Suíço oferece?
O Retiro Suíço oferece ao idoso uma atenção integral, voltada para terceira idade em termos de saúde e qualidade de vida; cuidados e ambientes específicos que assegurem ao idoso a oportunidade de continuar a desenvolver atividades pessoais e interação social. “Quando você convive com pessoas da mesma idade, do mesmo nível de dependência, o avanço dos anos deixa de ser um problema e passa a ser uma experiência para as pessoas” (Guita Grin Debert – Estadão, 14.11.17)
Qual é a idade mínima para morar no Retiro Suíço?
No Retiro Suíço consideramos a idade mínima em torno de 70 anos. Espera-se, portanto, que ao entrar como pensionista, este ainda esteja capacitado a viver a sua vida de forma independente ou com pequena necessidade de auxílio. Para tanto, antes de ser admitido como futuro pensionista, este passa por uma avaliação com o nosso médico geriatra Dr.Fábio.
Quem cuida da saúde do pensionista?
Os pensionistas recebem semanalmente a visita do nosso médico. A nossa equipe de enfermagem garante, em tempo integral, o atendimento necessário. Para exames clínicos na região de Jundiaí, haverá transporte e acompanhamento.
O pensionista, ao envelhecer e tornar-se dependente, terá que sair do Retiro Suíço?
Não, o pensionista permanece nas nossas acomodações. Caso necessário, mudará para acomodação com diferente configuração para receber maiores cuidados médicos e de enfermagem, 24 horas por dia. Internações hospitalares sempre serão temporárias e o morador retornará ao seu cantinho, no Retiro Suíço, assim que tiver condições para tal.
Conheça os vários tipos de moradia no Retiro Suíço
O Retiro Suíço oferece diferentes opções de moradia, adequadas ao grau de autonomia ou dependência do residente. Dispomos de casas para casais, casas para 1 pessoa, Studios e apartamentos. Todas as moradias são pessoais, não compartilhadas com terceiros.
Qual o valor cobrado? O que está incluso?
A vida na comunidade do Retiro Suíço, que mantém a individualidade, ao mesmo tempo que estimula o convívio social, transformou-se em modelo promissor.
O custo de habitações funcionais são o principal gargalho no Brasil. O Retiro Suíço se apresenta como alternativa média e viável entre locais precários e residências de luxo. Atendemos pessoas mais idosas que querem independência e privacidade, por preço acessível e justo.
As mensalidades atualmente variam entre R$ 7.602,00 para apartamentos e R$ 15.238,00 – casas espaçosas para casais. Solicite a nossa lista de preços e de serviços extras ([email protected]). As mensalidades, periodicamente reajustadas, incluem alimentação, limpeza semanal, lavanderia, visita médica geriátrica semanal, fisioterapia três vezes por semana, hidroterapia e participação livre em todas as atividades físicas e culturais. Plano de saúde, obrigatório, que fica a critério do pensionista, desde que atenda na região de Jundiaí, e medicamentos, produtos de higiene pessoal e dispositivos auxiliares (bengalas, andadores, cadeira de rodas, cadeira de banho e similar) não estão incluídos nos preços.
O futuro pensionista pode trazer seus móveis e objetos pessoais?
Sim, o pensionista pode trazer mobílias de acordo com as dimensões de sua acomodação, tais como camas, armários, poltronas etc. Objetos pessoais e itens de decoração permitem ao morador transformar a casa ocupada no seu lar. Respeitamos, sempre que possível, essa individualidade. Tapetes não são permitidos.
O que mais o Retiro Suíço oferece aos seus pensionistas?
Na ausência de mobiliário pessoal, oferecemos cama, armário, cômoda e criado mudo. Todas as moradias podem ter TV por assinatura (Sky) e linha telefônica, particulares. Cada pensionista possui módulo de pulso para alarme pessoal em caso de necessidade, em qualquer área do Retiro Suíço. Há disponibilidade (paga) para o uso do nosso Salão de Beleza e da utilização de serviços de podologia, desde que contratados pelo pensionista. Uma espaçosa sala permite atividades manuais individuais como pintura e artesanato. Cada pensionista pode, seja no seu terracinho, ou em local predeterminado, plantar e cuidar das flores ou plantas que gosta, o que contribui para sentir-se em casa e para o embelezamento do Retiro Suíço como um todo.
Alimentação / Refeições
No nosso refeitório são servidas as refeições em horários fixos. Servimos café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. O cardápio está sob a supervisão da nossa nutricionista. Respeitamos dietas prescritas pelo médico. Atendemos também familiares e visitantes, quando avisados em tempo.
Dias e horários para visitas
A presença de familiares e amigos é sempre bem-vinda. As visitas podem ser realizadas diariamente entre 9 e 17 horas.
O pensionista tem liberdade para sair por conta própria?
Os pensionistas têm total autonomia para sair. Casa, Studios e chalés tem espaço para estacionar o carro. A partir de certo grau de dependência haverá necessidade de estipular regras devidamente acordadas com familiares e a administração do Retiro Suiço. Duas vezes por semana, de acordo com a necessidade, oferecemos aos pensionistas, aptos para tanto, transporte para compras pessoais na cidade de Campo Limpo Paulista.
Quais as atividades físicas, sociais e culturais que o Retiro Suíço oferece?
O entretenimento e o lazer fazem parte da rotina no Retiro Suíço. Festas de aniversário, folclore, comemorações culturais e religiosas (saiba mais: (Festa Nacional Suíça, Festa Junina, Natal e Reveillon e outras), e atividades em grupo, que criam um ambiente acolhedor, visam o fortalecimento da autoestima do morador. Fazem parte três tardes de fisioterapia sob a orientação da Fisioterapeuta Catia Biasini Albérico, além de arteterapia (aulas de pintura sob instrução da artista terapeuta artística Giuliana Doci Cabianca) e papoterapia (troca de experiência em grupo liderada por nossa psicóloga), que visam o convívio social.
No mais, há uma tarde de cinema em nossa sala de estar. Os pensionistas, entre si, podem ser elas mesmas uma fonte de ideias inovadoras para melhorar a qualidade de vida. “Tem fofoca, risada, rixa, namoros sonhados, senhoras competindo para saber quem a mais elegante… mas isso é vida, é melhor do que ficar em casa, solitária” (adapt. Ricardo Soares – Estadão 14.11.2017)
Como é tratada a crença religiosa do pensionista?
O Retiro Suíço respeita a diversidade dos credos religiosos, sem distinção. A capela oferece espaço para meditação pessoal ou em grupo.
O Retiro Suíço oferece passeios externos?
Sim, saídas em grupo contemplam espaços culturais, eventos ou exposições de interesse comum, com a segurança e o conforto que o Retiro Suíço sempre garante.
Segurança
O nosso gerador garante funcionalidade total em caso de falta de energia elétrica na Rede Municipal. Entradas e acessos com vídeo-segurança.